fbpx
Bem-vindo a Digital Certificadora!

Muitas pessoas estão preocupadas com a venda de dados pessoais. Mas sabia que, quando compartilhados de forma correta, esses dados podem nos ajudar no dia a dia? 

O Open Insurance é um programa que faz parte de um projeto maior chamado Open Finance, que traz novas soluções para o Brasil. Ele permite que empresas e entidades ligadas ao setor de seguros tenham acesso a informações pessoais, mas apenas com a permissão de cada indivíduo.

Esse programa já é utilizado na Europa e tem tornado o mercado de seguros mais competitivo. Quer saber mais? Fique com a gente até o final!

Open Insurance: o que é?

Em português, open insurance pode ser traduzido como sistema aberto de seguros. Com o aval dos consumidores, empresas e entidades vinculadas à Superintendência de Seguros Privados (Susep) têm acesso a dados das pessoas e empresas cadastrados em seguradoras, instituições financeiras e similares.

É uma iniciativa do Banco Central e faz parte de uma série de iniciativas para estimular a digitalização e a inovação no país. A agenda começou em 2020, com o lançamento bem-sucedido do PIX. 

Vantagens do Open Insurance


O sistema aberto de seguros tem a premissa de ser vantajoso tanto para o consumidor quanto para as empresas. Entre diversos benefícios, destacamos três vantagens principais. 

Produtos mais personalizados

A possibilidade de acesso aos dados permite que as seguradoras possam criar produtos mais personalizados para os clientes, proporcionando uma melhor experiência para eles e, consequentemente, aumentando sua satisfação. Tanto a empresa quanto o cliente são beneficiados, já que as pessoas terão as demandas atendidas e as companhias têm potencial para gerar ofertas de alto valor. 

Inovação 

A frase “Os dados são o novo petróleo” tem várias razões de existir. Além de ofertas altamente personalizadas, as empresas têm uma base para inovar com soluções que realmente interessem ao público. Portanto, o open insurance tem o potencial de impulsionar a evolução do mercado financeiro e de seguros.

Produtos mais acessíveis

A democratização dos dados, o ambiente com mais inovações e, consequentemente, mais ofertas, devem resultar em mais acessibilidade para o público. Afinal, a oferta e atratividade tendem a aumentar. A expectativa é que apólices de seguro, planos previdenciários e outros sejam adquiridos por mais pessoas no futuro devido à democratização do acesso. 

Produtos como seguro de vida tornaram-se mais acessíveis. Atualmente, eles são adquiridos por menos de 20% da população, como mostra a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida. O percentual é de apenas 17% de adesão, de acordo com a pesquisa mais recente, realizada em 2021. 

Open Insurance e certificado digital: qual a relação?

Com a facilidade de compartilhamento de dados proporcionada pelo open insurance, é essencial que haja um alto nível de segurança para proteger as informações dos usuários. As seguradoras e todas as outras empresas que fazem parte do ecossistema movimentado pelo sistema aberto precisarão ser cada vez mais digitais, além de aumentar a confiabilidade em seus processos. 

A criptografia avançada da certificação é uma das melhores opções para as seguradoras e para o cliente, que tem uma ferramenta confiável para assinar contratos, proteger seus dados e agilizar os trâmites.    
Assim, tanto as seguradoras que usam o open insurance quanto os consumidores se beneficiarão dos certificados. O melhor é que ele poderá ser usado para ficar em dia com o Fisco, além de facilitar assinaturas de contratos a distância e diversos outros trâmites.