fbpx
Bem-vindo a Digital Certificadora!

Há duas opções para emitir um certificado digital pela internet: on-line ou por videoconferência. Embora ambos sejam comprados virtualmente e os nomes possam sugerir semelhanças, há exigências diferentes para cada um.

Algo importante de se dizer é que a emissão on-line é realizada pelo próprio cliente, normalmente, sem suporte de alguém da certificadora. O passo a passo é intuitivo, mas, caso seja necessário, nossa equipe está à disposição para auxiliar. 

Já com a emissão por videoconferência, um Agente de Registro (AGR) intermedia o processo. 

Neste artigo, você vai entender quais as exigências de cada modalidade de emissão e qual é a mais adequada para você. 

Fique com a gente!

Certificado digital on-line

Para emitir o certificado digital on-line, a pessoa precisa ter possuído um certificado digital do tipo A3 antes. Ou seja, na primeira emissão (a do A3) não é permitido realizar o processo virtualmente, sem o auxílio de um agente de registro. 

Pessoas jurídicas precisam ter sido proprietárias de e-CPFs antes. E as jurídicas ter possuído e-CNPJs. Para os dois casos, o tipo de certificado anterior é o A3. 

O certificado pode ser emitido on-line para quem cumpre os pré-requisitos em qualquer autoridade certificadora credenciada à ICP-Brasil. Dessa forma, é possível trocar de empresa, caso o cliente deseje. A renovação digital também ocorre cumprindo-se essas mesmas exigências.

Por videoconferência

A emissão do certificado por videoconferência está liberada para quem já teve um e-CPF ou e-CNPJ, ou quem porta Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em ambos os documentos, a biometria fica cadastrada. Por isso, é possível realizar a emissão com este método. 

Parte do processo, como o nome indica, é realizado por vídeo, de forma remota, com a participação de um agente de registro. 

Vantagens das emissões de certificados remotamente

Tanto quem se enquadra nas normas das emissões por videoconferência ou da modalidade on-line, tem diversos benefícios. 

Agilidade

As emissões remotas são bem rápidas, mais até do que as nos pontos presenciais, pois não há necessidade de esperar em uma fila. A videoconferência, inclusive, acontece com horário marcado, com muita rapidez. Há validações que duram menos de 15 minutos, seguindo todos os protocolos e normas de segurança. 

Comodidade 

On-line ou por videoconferência, é possível obter o certificado de casa, escritório ou qualquer outro lugar com internet, inclusive do exterior. Esse benefício evita precisar deslocar e todos os inconvenientes que isso acarreta, como trânsito. 

Mais escolhas

A possibilidade de emitir certificados digitais a distância possibilita escolher entre mais certificadoras e não apenas as que estão na cidade. Assim, além do valor do documento, é preciso analisar o custo-benefício, pontos como a credibilidade da empresa, satisfação dos clientes (ao verificar comentários públicos) e outros pontos que cada cliente julgar importantes. 

Vantagens para certificadoras

A emissão de maneira remota também é uma grande vantagem para as certificadoras. É possível expandir o número de clientes, já que todas as pessoas podem realizar o processo com a certificadora. A quantidade de prestadores desse serviço também aumentam as exigências e fazem a empresa se esforçar mais para oferecer excelência aos seus clientes.